O casal acaba de noivar e logo começa a pensar nos preparativos para a festa; imediatamente surge a primeira dúvida: “Quantas pessoas iremos convidar?

Coisa prazerosa é fazer a lista de convidados; coisa cruel é ter que riscar muitos nomes dessa lista.

Sim, é verdade. A menos que vocês estejam esbanjando dinheiro, algumas pessoas irão ficar de fora da sua festa de casamento, e não se torturem por causa disso.

Em primeiro lugar é preciso saber que provavelmente existem algumas pessoas da sua lista que só estão interessadas mesmo em comer e beber de graça na sua festa. Identifique quem são elas e elimine-as da lista o quanto antes!

Não se sinta na obrigação de convidar seus 50 colegas de trabalho ou de classe. Só os imaturos se sentirão ofendidos por causa disso. Chame apenas os amigos mais chegados.

Comece listando aqueles que não podem faltar em hipótese alguma: Familiares, amigos íntimos e colegas mais próximos. Pronto. Feito isso, conte quantas pessoas constam na lista. 

Se vocês puderem arcar com os custos desse número de convidados, prossigam, se não, infelizmente terão que riscar alguns deles também.

Após isso, crie uma “lista de reserva” com o nome das pessoas que não foram incluídas na lista oficial, mas que vocês gostariam de convidar.

Quando a data estiver definida, já podem enviar o “Save the date” para que os seus convidados reservem a data, ou então, entre em contato com eles para lhes informar sobre a data do casório. Provavelmente alguns já irão até dizer se não puderem comparecer. Se isso acontecer, comece a passar os nomes da lista de reserva para a lista oficial.

No tempo certo, quando forem confeccionar os convites lembrem-se de acrescentar o RSVP (abreviatura de Répondez S'il Vous Plait, expressão francesa que significa "Responda Por Favor). Você pode colocar a frase em português se preferir, indicando um telefone para que as pessoas entrem em contato e confirmem a presença. Existem empresas que oferecem esse serviço, mas se não puder gastar com isso, pode colocar o próprio telefone ou pedir que uma amiga fique responsável por isso. No meu convite coloquei uma frase bem clara e simples para que todos entendessem: “Por favor, confirme sua presença até o dia 07/05/2011 – 0000-0000”, veja aqui. Acredite, mesmo tendo acrescentado esse pedido ao convite e ter pedido pessoalmente que as pessoas respondessem, eu contei apenas 10 pessoas que confirmaram se iriam ou não.

Infelizmente, esses cuidados não impedem que muitos faltem ao seu casamento, sem se quer dar uma satisfação. Isso é muito chato, afinal, se paga caro por cada convidado numa festa, seja de casamento, formatura ou qualquer outro evento. É uma pena que existam pessoas “sem noção” que não estão nem aí pra isso.

Deixe-me contar a nossa experiência nesse quesito: Primeiro definimos o número de convidados: 180, já incluso nós dois. Após conversarmos com o dono do salão de festas e responsável pelo Buffet, ele nos informou que crianças até 6 anos não precisariam de senha. Como tínhamos mais ou menos 8 crianças nessa faixa, pudemos incluir mais 8 adultos da lista de reserva para a lista oficial. No fundo, sabíamos que algumas pessoas que não tinham confirmado não iriam mesmo, por isso, convidamos em torno de 10 pessoas a mais do que o que estava no contrato: 198 pessoas (180 adultos + 8 crianças + 10 acréscimos de adultos). Meu marido, na época, noivo (rsrs), insistiu para que eu convidasse mais gente, como por exemplo, algumas novas amigas que eu tinha acabado de conhecer na faculdade, pois sabia que haveria muitos faltosos, mas eu tive medo de todos os convidados comparecerem e passarmos vexame, por isso, paramos nos 198 mesmo. No final das contas, ele estava certo. Compareceram menos de 170 convidados, enquanto deixamos de convidar outras pessoas queridas.


Resumindo as dicas:

- Defina o número de convidados que vocês poderão arcar e faça a lista oficial com o nome daqueles que não poderão ficar de fora.
- Crie a lista de reserva e use-a quando surgirem vagas.
- Confirme a presença de todos os convidados, mesmo sabendo que alguns poderão confirmar e não comparecer.
- Se perceberem que alguns convidados irão realmente faltar, convidem um pouco mais de pessoas, mas não ultrapassem os dez, pois isso pode não dar certo, e no final, poderão passar vexame ao ver um monte de gente em pé e com comida insuficiente (Aff, que terror!)

Tranquilize-se. Vai dar tudo certo.
Beijos.

2 comentários:

  1. hum rum amada temo muito isso....
    Boas dicas amei amei amei
    beijos te espero sempre no meu recanto
    Xeru*

    ResponderExcluir
  2. muito boa suas dicas AMADA amei amei amei..
    Te espero sempre no meu recanto beijos

    ResponderExcluir

O que você acha? Comente.

Zarpo Viagens

Festival da Noiva

Web Buffet

Siga por e-mail

Blogirls

Arquivo do blog