Lentes de contato para noiva

Usar óculos de grau para a maioria das pessoas é bem chato, por outro lado, há quem goste e até aproveite para transformar o objeto em um acessório de muito estilo. Eu sou míope e preciso realmente dos meus óculos para corrigir esse problema, mas, particularmente, não gosto nem um pouco disso.

Enquanto algumas noivinhas que necessitam desse uso, sentem-se bem e ficam bastante estilosas com o acessório, outras meninas e mulheres como eu, ficam logo apreensivas quando se imaginam vestidas de noiva e com um par de óculos de grau no rosto. Por isso, para acalmá-las, eu resolvi trazer uma solução muito óbvia, mas encarada com receio por algumas pessoas: as lentes de contato.

Existem vários tipos de lentes de contato, portanto é necessário que o seu oftalmologista lhe indique a ideal para o seu caso. Além disso, nem todo mundo pode usá-las, por isso é preciso fazer um teste para saber se os seus olhinhos irão aceitá-las.

Hoje em dia as lentes gelatinosas são as mais comuns, pois oferecem mais conforto do que as lentes rígidas. Essas lentes gelatinosas podem ser do tipo descartável (deve ser descartada após o uso diário, semanal ou mensal) ou de maior duração (mais ou menos 1 ano). As lentes descartáveis são ainda mais confortáveis pois possuem muita água em sua composição, porém sua durabilidade é menor que a lente gelatinosa comum (duração prolongada).

Quando decidi usar lentes de contato, no início de 2009, optei pela gelatinosa de uso prolongado. Não tive nenhuma irritação durante o teste e me adaptei bem rápido. Passei a usar os meus óculos somente à noite para dar um descanso aos olhos, pois usava as lentes diariamente. Após 1 ano de uso frequente sem nenhuma irritação, passei a ter reações alérgicas e acabei tendo que voltar a usar óculos, deixando as lentes apenas para ocasiões raras. Mesmo assim, alguns dias antes do casório comprei lentes novas para não correr o risco de ficar com os olhos bem vermelhos durante a festa.

Se você tem vontade de usar lentes, mas tem medo de não se adaptar ou de perdê-las, não se preocupe, esse receio é normal, mas é preciso saber que elas realmente exigem cuidados especiais, afinal como diz o próprio nome, elas ficarão em contato direto com os seus olhos. Para esclarecer melhor que cuidados são esses, irei mostrar passo a passo como se deve higienizar as lentes gelatinosas antes e depois do uso.

Antes de tudo, você vai precisar de um estojo (que certamente ganhará quando comprar as lentes) e uma solução para lentes gelatinosas.

Como usar lentes de contato


Lave bem as mãos com água e sabão antes de manusear as lentes.

Como usar lentes de contato


Pelo menos uma vez por semana, retire as lentes do estojo e coloque-as num recipiente (eu uso as tampinhas do estojo), submersas na solução, tomando cuidado para não trocar a lente do olho esquerdo com a do olho direito. Após isso, pegue o estojo vazio e lave-o com água e sabão.

Como usar lentes de contato


Em seguida, lave o estojo com a solução para lentes de contato e deixe secar naturalmente.

Como usar lentes de contato


Encha o estojo com a solução e deixe-o preparado para receber as lentes quando estiverem limpas.

Como usar lentes de contato



Retire uma das lentes do recipiente com os dedos indicador e polegar (como uma pinça) e coloque-a de modo côncavo na palma de sua mão. Para identificar o lado interno da lente, ou seja, o lado que fica em contato com o olho, observe que a sua borda é levemente azulada, se não aparentar coloração nenhuma, a lente provavelmente está invertida. É só virá-la ao avesso.


Como usar lentes de contato

Como usar lentes de contato


Aplique a solução na lente e com o dedo indicador da outra mão, faça movimentos de fricção na lente por alguns segundos, com cuidado. Assim você estará removendo as proteínas da lágrima que ficam armazenadas na lente e que podem causar irritação se elas não forem higienizadas.

Como usar lentes de contato

Como usar lentes de contato


Enxágue a lente usando a solução novamente.

Como usar lentes de contato


Pegue a lente com os dedos em formato de pinça e em seguida coloque a lente no dedo indicador e guarde-a submersa na solução dentro do estojo, de modo convexo.

Como usar lentes de contato


Repita a operação com a outra lente, tampe o estojo e guarde-o. Suas lentes deverão permanecer no estojo por pelo menos quatro horas e depois estarão prontas para serem usadas. Antes de colocá-las nos olhos, enxágue-as com uma solução limpa.

Como usar lentes de contato

Quero frisar que esse procedimento de limpeza das lentes deverá ser realizado todas as vezes que forem usadas. A limpeza do estojo só precisa ser feita uma vez por semana, porém a solução contida dentro dele deverá ser descartada diariamente ou sempre que usar as lentes.

Ah, um lembrete em relação ao uso maquiagem: Primeiro você deve colocar as lentes nos olhos e só depois passar a maquiagem. Da mesma maneira, remova as lentes antes de remover a maquiagem.

A princípio parece ser muito chato, mas esses cuidados se tornarão automáticos muito mais rápido do que você imagina. Na verdade é como escovar os dentes ao acordar e antes de dormir.

E aí, está pronta para casar com os olhos bem abertos e livres dos óculos? Consulte seu oftalmologista e depois venha nos contar sobre a sua escolha!

Beijos!

2 comentários:

  1. Olá querida amada também tenho miope e vou começar 2012 com esse acessório mais como ja tenho alguém em casa que usa lente ja tenho uma experiência básica, mas pretendo ter a minha também..

    Beijos amada fica com Deus te espero no meu recanto!

    Docenovembroar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Senhora aula sobre lentes!
    AMEEEII! =D
    eu ia fazer as minhas esse ano pois sou míope mas acabou que não fiz pois tem que ser lente tórica, é bem mais cara :/
    Mas me programei para fazer proximo ano!

    Um beijo =D

    ResponderExcluir

O que você acha? Comente.

Zarpo Viagens

Festival da Noiva

Web Buffet

Siga por e-mail

Blogirls

Arquivo do blog