Faxina

Cada mulher tem seu jeito e um dia ideal para cuidar da casa. Qual é o seu?

Na casa dos meus pais, nós tínhamos um hábito: Todos os dias era preciso varrer, passar um pano molhado no chão, limpar os móveis e lavar os banheiros. Aprendi que o correto era isso (e continuo achando que é), mas com o passar do tempo, as responsabilidades e a rotina de todos na casa foram aumentando, e manter essa regra se tornou algo difícil. Fizemos algumas adaptações, é claro, mas o ritual (rsrs) permanece quase o mesmo até hoje.

No nosso apartamento (meu e do meu marido), as coisas são bem diferentes. Simplesmente não dá para limpar a casa todos os dias, a menos que a gente contrate uma empregada doméstica. Como isso no momento está fora de cogitação ($), a solução é reservar um dia da semana para a faxina e tentar manter tudo em ordem durante o resto da semana.

As torturantes faxinas de sábado
Até duas semanas atrás o meu dia de faxina era o sábado. O plano era levantar razoavelmente cedo, limpar tudo e ter o restante do dia livre para cuidar de mim e aproveitar a folga com o maridinho. Isso nunca dava certo, é claro! Eu passava o sábado inteiro mau humorada, sem coragem para fazer a faxina e "impedida" de aproveitar o dia, por causa de um pensamento que se repetia na minha cabeça: "Tenho que limpar a casa". Era sempre a mesma coisa... no final das contas, eu só começava o serviço no final da tarde.

Faxina na sexta-feira - A solução
Quem trabalha e estuda (como eu e tantas outras casadinhas aqui) sabe que o final de semana tem mil e uma utilidades: Fazer trabalhos acadêmicos, aproveitar o tempo com o marido, visitar a família e fazer alguns freelas (no meu caso)... Por isso eu achei que não poderia desperdiçá-lo fazendo faxina, e decidi que faria isso na sexta-feira, a partir das 23h (quando chego em casa). É cansativo? Demais! Termino por volta das 2h da madrugada. Mas acho que vale muito a pena. Meu grande incentivo é lembrar que terei o sábado livre. =)

Como limpo meu apartamento

Passo 1: Minha faxina começa pelo chão. Passo a vassoura para remover a sujeira superficial e completo a limpeza com um pano molhado e desinfetante (aplico o desinfetante diretamente no chão). Antes eu varria o apartamento inteiro e depois passava o pano no chão todo. Hoje prefiro limpar cômodo por cômodo... Vou varrendo e passando o pano logo em seguida. Começando pelos quartos, seguindo para a sala, cozinha e por último a área de serviço.

Faxina

Passo 2: Depois que o chão de todo o apartamento está limpo, eu pego um pano úmido e passo nos móveis para remover a poeira. Já para limpar os vidros, como a minha de jantar, uso um limpa vidros. Fica limpo e perfumado.

Faxina

Faxina

Passo 3: Chão e móveis limpos, é hora de lavar o banheiro. Uso detergente e água sanitária para essa limpeza, e para o vaso conto com a grande utilidade da escova sanitária. Lavo pia, vaso, azulejo, box e chão. Depois do enxágue, eu aplico o desinfetante para deixar perfumadinho. A pastilha sanitária que usamos aqui em casa é daquelas adesivas. Acho que duram mais e perfumam de verdade!

Faxina

Faxina

Faxina



Passo 4: Quando parece que a faxina acabou, ainda resta um detalhe: A pia cheia de pratos sujos e o fogão engordurado. Mas nisso eu dou um jeito rapidinho! Água e detergente neles!

Faxina

E vocês, meninas, como fazem para manter a casa em ordem? Qual o seu dia da faxina? Conta aí nos comentários... A gente vai se aperfeiçoando com as dicas alheias, e eu aprendo muito com vocês! ;)

Beijos!

Isto não é um post pago.



48 comentários:

  1. Faço o mesmo que você, só que no caso eu não faço sozinha, meu marido divide todas as atividades comigo, ele acha um absurdo só a mulher ser responsável por isso, e eu também rs... Afinal, se os dois querem ter tempo para se curtir, se eles ajudam fica tudo mais rápido, não é?! EntÃo terminamos tudo em 1 horinha trabalhando em grupo! Perfeito! Rs... Adorei a dica da pastilha pato! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que os homens tem muito é preguiça e cara de pau para se aproveitar do trabalho gratuito das mulheres...

      Excluir
    2. aqui quem faz a faxina sou eu como eu e minha esposa trabalhamos de tarde eu faço a faxina geral nas sexta e ela fica com o almoço, e nao tenho vergonha nao de fazer faxina nao,ganho ate elogios hehehehe

      Excluir
  2. Bom, aqui eu tenho mais tempo pra limpar, pois não estudo e nem trabalho, no momento, mas parece que quando a gente fica em casa a bagunça aparece de todos os lados!
    Geralmente faço um mega faxinão na terça, com direito à aspirar todos os cantos da casa, até a parte de dentro do guarda roupa, lavo o banheiro e vou mantendo tudo, tipo lá pela quinta passo um paninho nos móveis, o aspirador e passo um pano no chão, mas sem arrastar tudo do lugar de novo.
    Aqui uso uma mistura de álcool, água e Veja pra limpar os móveis, vidros e espelhos, no chão eu descobri que amaciante limpa e perfuma melhor que desinfetante, foi uma dica de blogueira e aqui funcionou, no banheiro eu uso a mesma mistura que tiro o pó dos móveis para limpar o espelho, as arandelas e as coisas na prateleira, louças, azulejo, piso, nicho e box lavo com sabão em pó, esfrego bem o box e, depois de enxaguar tudo jogo a mesma mistura, passo o pano úmido e depois um pano seco pra lustrar, mas a Liz do blog Qbaderna, deu uma mega dica pra limpar box, vou testar essa semana por aqui.
    Como vc faz pra passar roupas Li? Eu detesto, aliás, é o que mais detesto fazer e acabo sempre acumulando 2 lavagens :(
    Vc é corajosa viu, limpar tudo tarde até de madrugada, eu não teria esse pique e aqui o pessoal é chatinho com barulho no prédio depois das 22:00.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Val! Você que é muito corajosa de passar a semana inteira cuidando de alguma coisa em casa... O serviço nunca acaba mesmo! rs
      Eu não passo roupas, Val. Lavo e guardo tudo do jeito que sai do varal. Na hora de usar as roupas, se for uma peça que necessite mesmo de passar, dou uma passadinha rápida e pronto! =)
      Como eu moro no térreo, não tenho vizinho de baixo, por isso a limpeza não incomoda ninguém. rsrs
      Amei a dica do amaciante no chão. Vou testar.
      Beijos!

      Excluir
  3. Que legal. amanha tenho que fazer um faxinão aqui em casa.
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte, Hellen!
      Muita disposição pra vc! hehehe
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Li....muito legal mesmo suas dicas.....eu casei há um ano mas ainda moro com meu pai devido estar em reforma no apto novo....aqui em casa eu faço a faxina de sexta ou sábado de acordo com o que é possível.....agora acho q quando mudar para o apto vou pegar pedir a ajuda de uma diarista a cada 15 dias para fazer o faxinão e ir mantendo nos demais dias.....e as janelas com o que vc limpa????

    visita meu blog casadossemcasa.blogspot.com.br

    bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Deve ser muito bom ter uma diarista. Ainda não po$$o me livrar da faxina, mas espero ter verba para isso muito em breve! rs
      As janelas são de vidro, então limpo com o mesmo limpa vidros que mencionei acima no post. Do lado de fora das janelas tbm, já que eu moro no térreo. ;)
      Já visitei o seu blog, só não tem a opção de seguir!
      Beijos!

      Excluir
  5. Adoro seus posts sobre casa :D (e todos os outros tbm hihih)
    Esse assunto de faxina me assusta, rsrsrrs. O meu noivo faz tudo em casa, lava louça, varre o chão, passa pano e até tira pó, só espero que quando casar não mude Hahahahahaha


    Beijos florzinha ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu ADORO os comentários de vocês! Obrigada por comentar sempre os posts do blog. =)
      Estou na torcida para o seu noivo permanecer assim quando casar. Se ele já faz isso em casa, é bem provável que continue assim, né?
      Beijos, querida!

      Excluir
  6. Também faço bem parecido, só mudando a ordem: primeiro lavo banheiros, louças e fogão, depois o chão e por ultimo tiro o pó dos móveis.
    E depois adoro andar descalça pela casa quando ela tá bem limpinha! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, né? Eu amo sentir o cheirinho de limpeza e ver cada coisa no seu lugar. =)

      Excluir
  7. Ótimas dicas! Descobri e gostei do seu blog. Se quiser, de uma passadinha no meu. Bjos!
    http://artistacasada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Casa limpa é tudo de bom nuss adoro o cheirinho da limpeza... só que eu fico morta e enterrada se fazer assim tudo de uma vez kkkk como me casei essa semana, vou por partes, em um dia eu limpo o quarto no outro a sala e assim sucessivamente kkkk e a cozinha sempre... fogão limpo e pia sem louça... e lixo trocado sempre das lixeiras...

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei bem como é... Quando termino a faxina, parece que fui atropelada por um trator! hihihi
      Beijos.

      Excluir
  9. Bom dia Li...

    Eu tento estabelecer uma regra mas acabo não cumprindo depois...
    Ás vezes pego 1 dia na semana para limpar, ás vezes limpo um dia sim no outro não, ás vezes quando já está tudo um caos!! Enfim, tenho que me decidir...
    Mas procuro limpar um cômodo por vez tb... dá a sensação de que vai terminar mais rápido não é? Bjuss

    ResponderExcluir
  10. Bom, eu q sou descendente de japa e dsd novinha sou ensinada a manter a ordem... eu sou meio neurótica com limpeza, meu marido é q me freia. Qdo peço algo, graças à Deus ele me ajuda mto. No momento nw trabalho e concluí os estudos, penso q ele como trabalha fora, eu tenho q fazer "dentro"! Separo um dia da semana, onde decido fazer tudo: trocar toalhas, lençóis... creio q manter é o melhor. A cozinha evito o máximo acumular sujeira ou louça. Morar em nossa casa casada é mto bom e mantê-la limpa é melhor ainda!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, caí por acaso aqui no seu blog e .... estou adorando! rs
    Então, me considero sortuda, pq meu marido limpa a casa mais que eu. Se saio durante o dia e a casa fica bagunçada (pra não falar "um caos" rs), sei que a hora que eu chegar vou encontrar tdo limpinho...
    Eu sou meio doidinha, tbm levanto razoávelmente cedo, passo o dia todo me enrolando, pois não estou trabalhando no momento, mas só começo a limpar o apê no final da tarde, mas me sinto inspirada pra limpar a casa a noite, mas aki tbm não posso, pois não é permitido ruídos após as 22:00...
    Beijokssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Tayla!
      Seja muito bem vinda! ;)
      Nooossa! Você é sortuda mesmo, hein? Bom pra você!
      Eu só crio coragem de limpar o apê no final da tarde... é sempre assim. rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  12. Meu nome é suzana e moro em Salvador- Bahia. Trabalho e atualmente to fazendo pós- graduação!!! Moro em uma casa térrea de 115m² não é enorme , mas tb não é minúscula. Tamanho bom!!

    Amei seu blog e acabei de conhecer rs. Não poderia deixar de enviar minhas dicas de faxina já que aqui em casa eu que faço tb e não tenho nem diarista por não ter grana mesmo pra isso.

    Aqui em casa eu procuro dividir as tarefas, ou seja faço aos poucos, por exemplo: quarta tenho mais tempo e lavo a garagem, passo pano molhado na casa, lavo o banheiro. Na quinta lavo as roupas de cama e geral com exceção das fardas que lavo aos sábados logo cedinho e fico livre.

    2º dica: Na quarta vc lava o banheiro,quinta vc passa pano molhado no apê todinho e sexta vc coloca as roupas na máquina, fazendo aos poucos uma coisa por dia vc cansa menos e divide melhor as tarefas domésticas.
    O que achou das minhas dicas???

    OBS: Eu leio mt na sites de organização domestica pra poder me disciplinar cada vez mais.
    Beijos!!
    Suzana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana!
      Eu gostaria de poder dividir as tarefas durante a semana, mas como trabalho o dia todo e ainda estudo a noite, chego em casa MUITO cansada. Só me sobra tempo para comer alguma coisa, tomar um banho e cair na cama!
      Tenho que me limitar a fazer as tarefas domésticas na sexta à noite, ou no sábado.
      Mas pra quem pode se organizar da forma que você sugeriu, realmente deve ser mais tranquilo de manter tudo organizadinho.
      Beijos!

      Excluir
  13. Cheguei aqui agora procurando uma informação no google, adorei sua dica, vi que algumas amiguinhas minhas da blogesfera te seguem, to te seguindo tbm!

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Achei o Site legal.. mas meio feminista.. Afinal, nós, homens, agora também temos essas tarefas, e muitas vezes sozinhos... quando separados, por exemplo e que é o meu caso..
    Aqui a coisa pega.. como trabalho, viajo bastante e não tem empregada, exceto uma faxineira que vem a cada 15 dias, eu mesmo dou conta de tudo.. cada dia uma coisinha e tudo, absolutamente tudo que se suja aqui, imediatamente é lavado..
    uma vez por semana lavo as roupas... boa parte delas bem passo mais, pois aprendi como fazer para pendurar e algumas sairem do varal como já tivessem sido passadas.. Então.. as outras vou passando à medida que o corpo aguenta..(sou péssimo para passar roupa)..
    Em quase todos os lugares da casa tem um paninho básico para limpeza (cada um dos banheiros, cozinha e área... assim a regra é: usou a pia para escovar os dentes.. já aproveito para limpar a pia e o espelho.. E assim por diante..
    Resumindo. convidem homens para participar e vamos ao futuro.. mulheres trabalhando fora e nós, homens, cuidando da casa, dos filhos, das compras e claro.. ganhando da patroa um cartão de crédito (de preferência sem limite) para os passeios aos shoppings à tarde.. rssss

    Parabéns pelo Site e às jovens Sras casadas e responsáveis..

    Ahhh.. detalhe.. tenho uma filha de 10 anos.. como sou separado, desde quando ela vinha pequenina nos finais de semana, eu ainda fazia para-casas, banho, colocava para dormir com com cantos, cafunés e tudo que minha paixaozinha merecia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre! Obrigada pelo elogio e pela sua participação aqui! :)

      O "Agora sim, casada" é voltado para o público feminino, por isso os temas, o título, a linguagem e a aparência do blog são bem femininos. Porém, o blog não é feminista não! Aqui não tem espaço para feminismo, nem para machismo. Gosto de equilíbrio, e os homens são sempre bem vindos! =)

      Achei bem legal o fato de você cuidar de tudo com tanta dedicação, inclusive da filhota. Conheço alguns homens que são bastante organizados, inclusive na minha família, mas você ganhou disparado no quesito "limpeza". Parabéns!

      Sempre que quiser, será bem vindo para comentar aqui no blog. =)

      Abraço!

      Excluir
  15. Oii Li , bom dia , sem querer acabei caindo aqui no seu blog, amei as suas dicas , mais já que você trabalha o dia todo e estuda a noite , como você se organiza na janta e no almoço ??? sempre procuro isso nos blogs mais não encontro :/ rs , eu trabalho das 07:00 as 16:00 como auxiliar de escritório, e das 16:30 até umas 22:00 em uma mini lojinha que tenho ,dentro de um posto de combustível, e aos sábados das 07:00 ao 12:00 no escritorio (dia de faxina no escritorio meu e e do meu patrão ,cozinha , banheiro , então quando saio to quebrada , mais enfim o meu problema é almoço rs pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!

      Eu costumo almoçar fora, já que trabalho o dia inteiro. E à noite, eu faço um lanche na faculdade. Uma vez ou outra é que levo almoço de casa para o trabalho.

      Como o marido passa mais tempo em casa e é bom de cozinha, ele mesmo prepara o próprio almoço. E no jantar, ele acaba comedo um sanduíche ou cuscuz, que é prático de fazer. =)

      No seu caso, se você não quiser gastar, comendo fora, a dica é preparar o almoço da semana no domingo e separar em potinhos (um pra cada dia) e congelar. Não é tão bom quanto comida do dia, claro, mas como fica congelado, dá super certo.

      Beijos.

      Excluir
    2. Beijão Li, gostei da ideia vou tentar coloca-la em pratica !

      Roberta

      Excluir
  16. Esqueci de colocar meu nome rs,,.. Sou a Roberta tenho 23 anos e ainda não tenho filho

    ResponderExcluir
  17. Eu sou natalia qundo vou faz faxina prefiro estar sozinha em casa sem ninguem para atrapalhar ....enquanto tou arrumando a casa tou ouvindo musica..
    Comeco passando uma vassoura na casa toda ai vou p conzinha lavo as louças.folgao.pia e arrumo a pia e o amario depois para o banheiro depois que vou passa um pano na casa.e nos moveis faço toda sexta depois do almoço

    ResponderExcluir
  18. Nossa, AMANDO esse blog, é super completo, tem tudo pra quem vai casar (que é o meu caso, noivei a um mês) e para quem já casou. Já vi tudo... vou virar sua fã numero um Li arruda, kk. Beijos, AMEI AS DICAS :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda, querida!
      Beijos. =)

      Excluir
    2. Amei suas dicas.
      Como eu tenho o privilégio de ser dona de casa, eu limpo meu ap todos os dias, assim não acumula sujeira, e as coisas mais dificeis eu distribuo nos dias da semana.
      Parabéns pelo blog!

      Excluir
    3. Eu como tenho o privilégio de ser dona de casa, limpo meu ap todo dia, por isso não fica muito pesado, mas amei as dicas. Parabéns!

      Excluir
  19. Amei a forma como vc organiza a sua casa Flor, eu faço bem parecido. Passo a vassoura em toda a casa e já vou limpando os móveis ao mesmo tempo, depois lavo o banheiro e a louça e por último passo pano na casa. Meu dia de faxina é na sexta-feira também. Beijos.

    kel-rafacasados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente vai criando nosso prórpio jeitinho de limpar e organizar, né?
      Quando chamo uma faxineira sempre acho estranho a forma como ela limpa. rs
      Bjs

      Excluir
  20. eu trabalho de segunda á sábado das 11:30 ás 19:30. Tenho poucas horas por dia para limpar toda a casa. Então eu limpo uma peça da casa por dia e vou mantendo nos outros dias. Limpo um dia o banheiro, outro dia os quartos e assim sucessivamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo uma boa alternativa, Gabriela. Assim, a casa está sempre arrumadinha, né? =)

      Bjs

      Excluir
  21. Eu começo começo:
    1. lavando o banheiro
    2. saio catando tudo que ta pelo chão...
    3 troco os panos de cama, toalhas...
    4. vou pra cozinha lavar toda louça q tiver suja na pia
    5. limpo fogão / geladeira / mesa e demais objetos da cozinha...
    6. arrumo toda louça em seus devidos lugares
    7. varro toda casa
    8. passo pano nos moveis pra tirar a poeira
    9. coloco lençois limpos nas camas / toalhas para uso da semana
    10. passo o pano na casa toda ( as vezes encero tbm)
    11. saio espalhando tapetes onde tem q ter... e acaba .... cansativo mas o resultado é lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly! =)
      Nossa! É mesmo muito cansativo, mas o resultado sempre compensa, não é?
      Beijos.

      Excluir
  22. Olá querida,

    Gostei da dica de fazer faxina na sexta feira, eu também faço o mesmo, pois não tenho tempo no final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa opção, não é? =)
      Bjs, querida.

      Excluir
  23. kkkkkk Meu Deus quando vc disse sobre "As torturantes faxinas de sábado" era como se estivesse descrevendo o meu sábado! kkkkkk adorei a dica de sexta.

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigado pelo "passo a passo". Comecei a morar sozinho e não fazia ideia de por onde começar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Davi!
      Fico feliz em saber que as dicas não foram úteis apenas para a mulherada. Vi que você mora num kitnet, então a faxina fica bem mais curtinha, mas o passo a passo pode ser o mesmo.
      Boa sorte! =)

      Excluir

O que você acha? Comente.

Zarpo Viagens

Festival da Noiva

Web Buffet

Siga por e-mail

Arquivo do blog