Diarista

Casa limpinha e arrumada é o sonho de qualquer mulher, não é mesmo? Mas melhor ainda é não precisar "pôr a mão na massa" pra que isso aconteça!

Já falei algumas vezes sobre como limpo e organizo o meu apartamento, e mencionei que gostaria muito de ter uma empregada doméstica pra cuidar disso por mim, mas não po$$o. Então a solução que encontrei foi me dar o direito de contratar uma diarista pelo menos a cada quinze dias. Já melhora, né?

Então deixa eu dividir com vocês algumas coisas importantes que aprendi sobre isso. ;)

Questões Legais sobre a contratação de Diarista

A vantagem de ter uma diarista ao invés de uma empregada doméstica é que não há vínculo empregatício, por isso você não precisa arcar com seus direitos previstos na lei, como encargos sociais, férias e 13° salário. Por outro lado, não vale exigir da diarista obrigações de funcionária, hein?

Para a Justiça, se o “patrão” determinar os dias de trabalho como, por exemplo, toda terça e quinta, e carga horária, ou ainda se pagar pelos serviços apenas ao final do mês, poderá ser considerado vínculo empregatício. Por isso o ideal é que você pague o valor da diária no mesmo dia em que o serviço for realizado e faça recibo.

Seja justa

Colocar alguém para trabalhar fixamente na sua casa e não assinar a carteira, além de poder lhe render um belo processo trabalhista futuramente, é injusto com a pessoa "contratada". Ter empregada doméstica hoje em dia é pra quem pode pagar. Se você não pode, ajuste sua rotina a essa realidade e chame uma diarista uma vez por semana para fazer uma faxina geral.

Escolha bem quem vai trabalhar na sua casa

Na minha opinião, a nível de relacionamento, os trabalhadores domésticos têm uma ligação muito mais familiar do que trabalhista, por isso é preciso que haja uma relação de confiança total.

A primeira coisa que fiz quando decidi contratar uma diarista foi ligar para a minha mãe e minha sogra para pedir indicações. Muito provavelmente eu não colocaria uma pessoa desconhecida dentro da minha casa para mexer nas nossas coisas e conhecer nossa rotina. E foi uma decisão acertada! Minha sogra me indicou uma excelente pessoa. :)

Planeje o dia da faxina

A diarista poderá ser bem mais produtiva se você planejar os serviços do dia.
Organize as atividades de acordo com a frequência que a diarista vai à sua casa. Liste o que é pra fazer e explique direitinho o seu modo de organizar as coisas. Assim você evita possíveis erros e prioriza o que é mais importante.

Bom descanso! ;)
Beijos.


9 comentários:

  1. ultimamente o que está difícil é encontrar uma diarista boa... as boas estão com a agenda lotada... rs... Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Francine! =/
      Beijos!

      Excluir
    2. Francine VC é de qual cidade ? Sou uma boa diarista e minha agenda ainda há 2 dias vazios.

      Excluir
  2. A maioria das diarista por aqui são só preguiça e o preço ´lá em cima kkkkk
    ótimo post!!

    bjão :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já as boas diaristas são super concorridas, né? rs
      Beijos!

      Excluir
  3. Encontrar diarista que faça o serviço direitinho tá tão difícil... ás vezes me pego pensando em contratar uma toda semana, mas tá dificil alguém com boas referências...ótimas dicas.

    Bjos
    Cris - A Dona da Casa

    ResponderExcluir
  4. Tão difícil de arrumar uma diarista que se encaixe nisso, mas elas são uma mão na roda, ainda mais nos dias corridos! Bjs!

    http://www.todomundocasa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou diarista caso precise ainda tenho 2dias vazios na agenda. Meu perfil no getninjas é: getninjas.com.br/avalie/diarista--798

      Excluir

O que você acha? Comente.

Zarpo Viagens

Festival da Noiva

Web Buffet

Siga por e-mail

Blogirls

Arquivo do blog