lavando roupa na máquina

Lavar roupas em máquina não tem nenhum mistério. É só separar as roupas direitinho, pôr o sabão na quantidade certa, escolher o nível de água adequado e também o programa de lavagem e pronto. =)

Durante uma lavagem aqui em casa eu fotografei cada passo pra mostrar a vocês. As casadinhas mais experientes já conhecem o bê-a-bá, mas eu sei que tem noivinhas e recém-casadas por aqui que nunca precisaram usar uma lavadora na vida, como foi o meu caso. Na minha primeira lavagem, liguei logo pra minha mãe. rs

lavando roupa na máquina

Passo 1 - Separe as roupas

Considere as cores e os tecidos na hora de separar as roupas. Veja como separei aqui em casa:

lavando roupa na máquina

1) Jeans em geral: calças, bermudas, shorts e casacos (exceto jeans branco).
2) Panos de pratos e toalhas de mesa brancas (se preferir, lave-os junto com as roupas brancas ou vá colocando dentro de um balde com sabão e água sanitária à medida em que forem sujando).

lavando roupa na máquina

3) Toalhas de banho e lençóis coloridos.
4) Peças de roupas coloridas (se preferir, pode lavá-los junto com as toalhas e lençóis coloridos).

lavando roupa na máquina

5) Peças de roupas e lençóis brancos.
6) Peças de roupas e lençóis de cores claras.

Importante: Vale lembrar que algumas peças não podem ser levadas na máquina (leia a etiqueta da roupa) e que outras peças desbotam (veja como fazer o teste de firmeza das cores aqui). Lave essas peças separadamente, de preferência na mão.

Passo 2 - Escolha nível de água e programa de lavagem

Nível - Não tem como errar. Dentro do tambor da máquina você vai encontrar as marcações do nível de água: extra baixo, baixo, médio e alto. Vá colocando as peças de roupas e depois que terminar, confira a altura das roupas em relação aos níveis e escolha a opção certa na lavadora.

lavando roupa na máquina

Programa de lavagem - Isso varia de acordo com a máquina. Na minha eu costumo usar apenas o jeans / branco encardido e normal. Às vezes, quando estou com pressa, utilizo o programa econômico "Rápido - 30 minutos". Quando lavo alguma roupa na mão e quero apenas centrifugar, uso o "Turbo Centrifugação". Costumo deixar as roupas brancas de molho de um dia para o outro, então deixo a máquina começar a lavar e quando ela entra no modo "molho", desligo e só ligo novamente no dia seguinte, já na opção de enxágue e centrifugação. Dica da minha mãe. ;)

lavando roupa na máquina

Passo 3 - Sabão, alvejante e amaciante

A medida de sabão também é indicada na própria máquina de acordo com o nível de água. Eu sempre uso sabão líquido porque não mancha. Quanto ao amaciante, sempre prefiro os concentrados. Deixam um cheirinho maravilhoso! Já alvejante (água sanitária) usa-se apenas em roupas brancas.

lavando roupa na máquina
lavando roupa na máquina


Bom... É basicamente isso. Consulte o manual da sua lavadora e na dúvida, disque mamãe! ;)
Beijos!








3 comentários:

  1. Também lavo minhas roupinhas da mesma forma que você, só não lavo roupas coloridas (camisetas, blusinhas, vestidos...) e nem lençol, misturado com as toalhas, pois como geralmente são de malha acabam enchendo de pluminhas rsrs. Parabéns pelas ótimas dicas!!!

    Beijos ;)

    ResponderExcluir

O que você acha? Comente.

Zarpo Viagens

Festival da Noiva

Web Buffet

Siga por e-mail

Blogirls

Casamento de blogs de casamento

Arquivo do blog