Regras básicas para visitar um recém-nascido

O tão esperado bebê nasceu e, claro, todo mundo quer conhecê-lo, pegar no colo, tirar foto, encher de beijos... Mas, vá com calma! Se você pretende visitar o bebê de algum parente ou amigo, seja recém-nascido ou já com alguns meses, veja o que deve fazer (ou deixar de fazer) para não cometer gafes.

Com muito carinho e um pouco de bom senso, todo mundo vai curtir o bebê! =)

1. Na maternidade ou em casa?

Alguns pais mais reservados acreditam que este primeiro momento com o bebê deve ser totalmente íntimo, por isso, preferem que todos esperem alguns dias ou meses para visitá-los em casa, quando a rotina estiver mais tranquila. Já outros, além de desejarem compartilhar este momento com toda a família e amigos, acham mais prático recebê-los na maternidade, porque sabem que ali poderão desfrutar da estrutura do hospital (enfermeiros, copeiros, equipe de limpeza, etc). Vale lembrar que mesmo quando os pais desejam visita na maternidade, é aconselhável que apenas os parentes mais íntimos (avós e tios) estejam presentes no dia do nascimento. Se os pais não deixarem claro qual a preferência deles com antecedência (antes do bebê nascer), a regra básica é perguntar e, claro, respeitar sem questionamentos.

2. Espere um pouco mais

Se você não visitou o bebê na maternidade, espere ao menos alguns dias para visitá-lo em casa. Quem já teve filhos sabe o quanto os primeiros dias são exaustivos. Se você for muito íntimo do casal, pode se oferecer para ajudá-los.

3. Está doente? Não vá!

O motivo é óbvio: o bebê possui um sistema imunológico frágil e nunca tomou vacina. Não é aconselhável que entre em contato com pessoas doentes (nem mesmo um resfriado). Espere até que você esteja completamente recuperado para visitá-lo.

4. Avise antes

Não importa se a visita será na maternidade ou em casa, não vá sem marcar antes. Para os pais, os primeiros meses com o bebê são um misto de alegria e de adaptações. A mãe pode estar sentindo dores do pós-operatório, com dificuldades para amamentar ou até mesmo levemente deprimida (o que pode acontecer no puerpério, por causa das mudanças hormonais). Ao chegar de surpresa, você poderá encontrá-los num momento de estresse ou atrapalhar o momento de descanso da família. Não custa ligar antes para saber qual o melhor dia e horário para uma visita.

5. Levar crianças? Talvez

Geralmente é recomendado não levar crianças para visitar bebês. Eu acho complicado este tipo de recomendação, já que muitas vezes os pais não têm com quem deixá-las. Além disso, algumas crianças são parentes próximos do bebê e também estão ansiosas para conhecê-lo. Na minha opinião, crianças são bem-vindas quando são comportadas e, claro, não estão doentes. Se você sabe que sua criança irá fazer barulho e birra para beijar ou pegar o bebê no colo, tenha bom senso e não a leve.

6. Higiene é essencial

Se os pais pedirem para você lavar as mãos ou passar álcool em gel durante a visita, não sinta-se ofendido. Esta é uma preocupação natural com a saúde do bebê. Não espere que peçam. Ao chegar na maternidade ou na casa do bebê, lave bem as mãos e os antebraços.


7. Evite cheiros fortes

O bebê ainda é um ser completamente indefeso, que pode sofrer com irritações ou alergias. Não exagere no perfume e evite fumar antes de fazer a visita. Flores também podem causar alergias, portanto costumam ser proibidas na maternidade.

8. Colo? Só se os pais oferecerem

Não importa o seu grau de intimidade com os pais, nem o quanto você é experiente: não peça para pegar o bebê no colo. Os pais podem estar inseguros e ficar constrangidos com a situação. Tenha certeza de que, se desejarem, eles mesmos irão oferecer. Eu fiz questão de pedir que todos pegassem Bia no colo na maternidade, e registrei tudo em fotos pra guardar de lembrança, mas nem todo mundo gosta. É importante respeitar. Vale ressaltar também que jamais se deve pedir para colocar o bebê no colo de outra criança, a menos que sua intenção seja realmente constranger os pais ou levar um fora.

9. Não pegue (nem beije) a mão do bebê

Esta parece ser uma recomendação que muita gente desconhece. A mãozinha do bebê é uma tentação, eu sei! Todo mundo quer tocar e até beijar. O problema é que bebês têm o hábito de colocar a mão na boca, e, consequentemente, podem levar todo tipo de vírus e bactérias até ela. Contente-se em tocar os pés, a barriguinha e a cabecinha. Da mesma maneira, não se deve beijar o rostinho do bebê. Deixe esse privilégio apenas para a mamãe e o papai.

10. Sem pitacos!

"Nossa, como o bebê é pequeno!", "sua barriga ainda está bem inchada", "fulana perdeu todo o peso da gravidez em 15 dias", "seu bebê está com manha!", "não lave a cabeça do bebê", "seu leite é fraco, tem que dar complemento", "tô achando o seu bebê magrinho", "você está amamentando a cada 2 horas?". A intenção pode até ser boa, mas, acredite: pitacos e comparações nunca são bem-vindos. Guarde tudo pra você.

11. Fale baixo

Esta é uma regra óbvia, que dispensa explicações. Mas se você for muito sem noção, leia a próxima regra.


12. NÃO ACORDE O BEBÊ!

Não a-cor-de o be-bê! Se você não faz ideia do quanto dá trabalho fazer o bebê dormir, entenda de uma vez por todas que é durante este tempo que a mãe come, faz xixi, toma banho e, se ele já não tiver acordado, aproveita pra dormir.


13. Não prolongue a visita

Você pode estar empolgado com a chegada do bebê. Todos estão! Mas é preciso lembrar que ele acabou de nascer e precisa de um tempo a sós com a mamãe e o papai para se adaptar ao mundo desconhecido. Se perceber que há muitos visitantes de uma só vez ou que a mãe precisa amamentar, deixe o local por um tempo e volte quando estiver mais tranquilo. O ideal é que a visita não dure mais do que 30 minutos, exceto se os pais insistirem para você ficar mais tempo.

--------

Eu listei as regrinhas que, particularmente, considero mais importantes. Espero que seja útil pra você, que vai visitar um bebê pela primeira vez e não faz ideia de como se comportar. E se você é uma mamãe prestes a ganhar neném, compartilhe este post nas suas redes sociais. Só assim, todo mundo fica sabendo de uma só vez como evitar gafes. ;)

Esqueci alguma regra importante? Comentem aqui!

Image and video hosting by TinyPic

Um comentário:

O que você acha? Comente.

Zarpo Viagens

Festival da Noiva

Web Buffet

Siga por e-mail

Blogirls

Arquivo do blog